CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Con-Aid

Vereador sugere nova tecnologia para ruas não asfaltadas

Divulgação - O material busca reduzir os transtornos da população com poeira e trechos com risco de atolamento.

Uma indicação protocolada na quinta-feira, 15/6, na Câmara de Vereadores sugere que a Prefeitura realize um estudo para uso de tecnologia Con-Aid para o interior e ruas ainda não pavimentadas na cidade. “Este novo sistema de estabilização de solos já foi experimentado em outras cidades gaúchas, possuindo baixo custo e maior durabilidade”, justifica o autor da indicação, vereador Nelson Azevedo (Republicanos). “Sendo um sistema de estabilização de solos em substituição a diversos revestimentos, entre eles o cascalho”, completa o parlamentar

O material busca reduzir os transtornos da população com poeira e trechos com risco de atolamento. “Tem a finalidade de minimizar os problemas de pó ou lama, como está ocorrendo agora devido as fartas chuvas na cidade, e ainda diminuir os custos de manutenção das estradas”, finaliza o vereador.

Sobre a tecnologia

De origem sul-africana, a tecnologia Con-Aid permite a construção de estradas com baixo custo. Utilizado desde 1978, o produto está presente em mais de 100 países. Trata-se de uma alternativa para os mercados públicos e privados em substituição ao revestimento primário (cascalho, saibro, piçarra, moledo).

É um produto líquido reativo ao cátion fabricado de maneira específica para a estabilização permanente de solos. Ele muda a natureza das propriedades de absorção da água dos solos de hidrófila (afinidade por água) para hidrófoba (repelente a água), sobretudo das partículas de mineral de argila.

O tratamento é apenas com água + produto + solo, tornando a camada estabilizada flexível e permeável. Isto torna sua aplicação muito mais simples, rápida e econômica. A camada estabilizada não “cimenta” a massa de solo, o que poderia tornar a camada suscetível a trincas decorrentes de movimentações do subleito.

Aberto processo seletivo para estágio pelo CIEE Anterior

Aberto processo seletivo para estágio pelo CIEE

Prefeitura busca habilitação para ter um campus do IFFar Próximo

Prefeitura busca habilitação para ter um campus do IFFar

Deixe seu comentário