CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Saúde

Profissionais do Mais Médicos assumem vagas na rede básica de saúde

imagem ilustrativa.

Homologada na última semana pelo Ministério da Saúde, a contratação de cinco profissionais pelo Programa Mais Médicos está possibilitando a reposição pela Prefeitura do quadro médico em cinco unidades da rede de atenção básica a partir desta segunda-feira (26/06).

Os servidores vão reforçar as equipes das ESFs Promorar, Piquiri, Ponche Verde e EAPs Centro Social Urbano e Alto do Amorim. Outra recolocação que acontece a partir desta semana será na EAP Volante Rural Sul, equipe de saúde que atende às localidades de Porteira Sete, Irapuá, Cerro dos Peixotos e Palmas, onde assume uma médica contratada via empresa Sim Saúde.

Profissionais Mais Médicos 2023: Aliuska Arcia Toirac Marx – ESF Promorar; Betty Medinilla Perez – ESF Piquiri; Gleica Santos da Silva – ESF Ponche Verde; Jonathan Leal Chelminski – EAP Centro Social Urbano; Nicolas Zago Moraes Somavilla – EAP Alto do Amorim

O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do país. Ela é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

A edição deste ano do Mais Médicos, o 28º ciclo do programa, registrou recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados. Deste total, 27,4 mil indicaram um local para atuação profissional, de acordo com o Ministério da Saúde.

Até o fim de 2023, o governo federal planeja ter 28 mil profissionais no Mais Médicos atendendo em todo o país. A previsão é que mais de 96 milhões de brasileiros tenham atendimento médico de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nova solicitação

Na última semana a Secretaria Municipal da Saúde formalizou interesse na adesão ao novo edital que amplia o Programa Mais Médicos, publicado no dia 16/06, no Diário Oficial da União.  A SMS formalizou na quinta-feira, 22/6, o pedido de mais 15 médicos para suprir a defasagem de profissionais da área junto ao quadro funcional da Prefeitura.

Pelo anúncio oficial, o Ministério da Saúde está abrindo 10 mil novas vagas na modalidade de coparticipação de estados e municípios e prevê, com a expansão, que o programa deverá chegar a mais de 15 mil novas vagas até o fim deste ano. Os 5.570 municípios brasileiros têm até o próximo dia 27 para solicitar vagas, embora a prioridade será dada àquelas de maior vulnerabilidade social e de vazios assistenciais (regiões onde é mais difícil encontrar profissionais).

Comitiva Pró-Medicina se reúne com ministro Pimenta Anterior

Comitiva Pró-Medicina se reúne com ministro Pimenta

Cachoeira do Sul em busca do IFFar Próximo

Cachoeira do Sul em busca do IFFar

Deixe seu comentário