CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Em Brasília

Comissão debateu pautas de Educação em Brasília

imagem ilustrativa.

Uma comitiva de Cacheira do Sul esteve em Brasília para tratar de duas pautas na área da Educação – uma na Secretaria Especial de Assuntos Federativos e outra no Ministério da Educação (MEC), com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

No primeiro órgão, com o gerente Maurilio Labanca de Abreu, a comitiva fez o acompanhamento com a equipe técnica da situação atual de convênios e emendas protocolados pelo Executivo desde 2019. Foi também nesta pasta que a vice-prefeita Angela Schuh foi orientada pelo gerente a protocolar com brevidade as demandas prioritárias da Smed, uma vez que os municípios gaúchos estariam liderando a lista de prioridades do governo federal na liberação de recursos, dado o decreto em vigor devido a calamidade que está sendo vivida pelo Estado.

Com o titular da Setec, Getúlio Marques Ferreira, a comitiva, liderada pela vice-prefeita e secretária municipal da educação, Angela Schuh, tratou do andamento do processo que busca a implantação do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) em Cachoeira do Sul. A proposta, que já havia sido protocolada junto ao órgão pela reitora do instituto em Santa Maria, Nídia Heringer, foi detalhada à equipe técnica da secretaria, inclusive na presença da reitora Nídia, que também cumpria agenda em Brasília.

Neste encontro, o secretário e seus assessores foram taxativos quanto a importância das contrapartidas para que as cidades sejam contempladas, uma vez que o Governo Federal decidiu recentemente reduzir a lista de novos campi do instituto em todo Brasil de 360 para apenas 100, cada um gerando o custo unitário de R$ 30 milhões à federação.

Neste aspecto, a comitiva cachoeirense ratificou a carta de intenção assinada pelo prefeito José Otávio Germano e que está anexada ao processo, confirmando a locação de 15 salas da Ulbra para pronta instalação da unidade local, mais o ginásio de esportes, refeitório, área de convivência aos estudantes e auditório com capacidade para 500 pessoas para os primeiros três anos.

Da mesma forma, a cidade já ofereceu três áreas para que a reitoria escolha o ponto para futura construção de sede própria: 10 hectares junto a Ulbra, uma área no Alto do Amorim e outra na localidade de Três vendas. Cachoeira do Sul também já conquistou dois veículos para serem repassados ao IFFAR, através de emendas do deputado federal Afonso Hahn (R$ 200 mil) e, agora, do parlamentar Heitor Schuch.

Município pede aumento do teto MAC ao Ministério da Saúde Anterior

Município pede aumento do teto MAC ao Ministério da Saúde

Cachoeira busca soluções econômicas para processamento do lixo Próximo

Cachoeira busca soluções econômicas para processamento do lixo

Deixe seu comentário