HCB frente à pandemia: estrutura, serviços e normas

22/05/2020

Frente à pandemia do novo Coronavírus, o HCB montou ainda em março uma Área de Isolamento Respiratório com 11 leitos para atender casos graves. Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi montado um Centro de Triagem que funciona 24 horas. O HCB atende também a região e as transferências são feitas através da regulação de leitos do Estado. Na área de isolamento atende um médico, um enfermeiro, dois técnicos e um higienizador. Conforme a direção, o HCB vem tomando todas as medidas restritivas orientadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) de acordo com decretos e normativas publicadas. Dos 11 leitos, nessa sexta-feira, 15/05, apenas um leito estava ocupado com paciente internado em estado gravíssimo com confirmação de COVID-19.

 

RESTRIÇÃO DE VISITAS

Em virtude de declaração da pandemia pela Organização Mundial de Saúde, ocasionada pelo novo Coronavírus (Covid-19), visando evitar a propagação do vírus, o HCB tomou medidas que seguem em vigor desde o final de março para os visitantes. Na UTI Adulto, as as visitas são limitadas a uma pessoa por paciente no horário de visita das 18h. Já na UTI Neonatal é permitida apenas a entrada da mãe. O pai recebe o boletim médico no horário das 17h. Desde o dia 13 de abril, o HCB está verificando a temperatura corporal de todos os pacientes e acompanhantes que acessam o hospital, sendo obrigatório o uso de máscaras para todos, entre acompanhantes, visitantes e pacientes ambulatoriais que acessam o HCB. “Seguiremos atentos ao avanço do vírus, assim como aos informes da OMS e informaremos em caso de novas providências”, ressaltou a direção. 

 

MATERNIDADE

Desde março, a Maternidade do HCB tomou medidas para evitar a propagação do Covid-19. Entre elas, está a suspensão das visitas externas, também de fotógrafos, doulas e visitação de crianças (irmãos/irmãs) até segunda ordem. A presença de um acompanhante de escolha da gestante está garantida durante toda a internação, sendo que as trocas de acompanhantes podem ser realizadas apenas com a autorização da enfermagem. Aqueles com sintomas respiratórios não podem permanecer no hospital.

 

Coronavírus: Oito leitos habilitados pelo SUS

A rede de atendimento para pacientes com coronavírus no Rio Grande do Sul ganhará reforço. Em portaria publicada na terça-feira, 19/05, o Ministério da Saúde habilitou 270 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em 24 municípios gaúchos. Em Cachoeira do Sul, dos dez leitos destinados à Covid-19 no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), oito foram habilitados pelo SUS. A habilitação representará ao HCB recursos na ordem de R$ 1.152.000,00 por três meses. Ao todo, foram destinados R$ 34,848 milhões para a manutenção desses leitos de UTIs nos hospitais de gestão estadual e municipal. O prazo de utilização dos leitos e dos recursos é de 90 dias.

 

Saiba Mais

Em momento de muita emoção na quinta-feira, 21/05, Maria Eduarda Luiz da Silva, de 21 anos, auxiliar administrativa das Unidades de Internação do HCB, foi recebida pela direção e Comitê Covid-19 do hospital, com balões, cartazes e aplausos.
Maria Eduarda foi a primeira colaboradora do HCB a ser infectada pelo coronavírus e está de volta e curada.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia