Pré-Enem RS: Estudantes cachoeirenses avaliam aulas virtuais preparatórias

22/05/2020

O projeto Pré-Enem Seduc RS, que apresenta em diversas plataformas virtuais aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), começou na última segunda-feira, 18/05. A iniciativa do governo do Estado, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), veicula os programas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h. No total, são cerca de 20 horas/aula semanais, que somando irá totalizar 464 horas de preparação para todos os componentes curriculares. Os alunos podem acessar as aulas pelo Youtube, por meio do canal TV Seduc RS, e através dos links disponíveis no Portal da Educação e no site da Seduc.

 

 As aulas também estão sendo transmitidas pela emissora TVE-RS, disponível em diversos municípios do estado. As aulas virtuais são gravadas nos estúdios da emissora. O Pré-Enem Seduc RS, que contará com quatro períodos diários de 60 minutos e contemplará 86 horas/aula para cada área do conhecimento, inclui eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação. As aulas seguem até 31 de outubro, semana que antecede o início das provas.

 

Avaliações de estudantes

A estudante cachoeirense Marciele Bittencourt Rodrigues, de 18 anos, revela que tem acompanhado as aulas pré-enem através do canal no YouTube e diz ter achado a iniciativa muito boa, pois os conteúdos são apresentados com uma boa base, o que irá oportunizará a revisão de diversos assuntos até a data das provas. “O cronograma foi bem organizado. Às vezes os professores falam muito rápido, mas basta voltar um pouco o vídeo. A aula que mais tenho apreciado é a de química”, ressalta. Estudante da Escola Estadual Virgilino Jayme Zinn (Ciep), Marciele conta que essa será a primeira vez que irá realizar o exame para poder ingressar em algum curso superior, já que está cursando o último ano do ensino médio. “Gostaria de cursar Psicologia, Direito e Medicina Veterinária. “Ficaria muito feliz em qualquer um desses cursos e após realizaria os demais”, pontua.

 

Quanto ao possível adiamento da data das provas, para ela existe um lado positivo e outro negativo. “O positivo é que por conta do isolamento, daria mais tempo para os estudantes estudarem, especialmente os que não estão conseguindo no momento. No entanto, acredito que ao contabilizar os estudantes deste ano com os do próximo ano, resultaria em menos vagas ofertadas para o ingresso nas faculdades. Além disso, existem alunos com mais condições que podem fazer cursos para realizar o Enem e assim garantindo ótimas bolsas, o que não acontece com outros por não ter essa mesma condição”, destaca.

 

Outra jovem que já está assistindo as aulas é a jovem Stéfany Baumhardt da Silva, de 17 anos. Ela conta que fez o Enem no ano passado e que decidiu se preparar para o exame esse ano através das aulas virtuais, também pelo YouTube. “Acho muito cedo para ter uma opinião formada sobre a modalidade de estudo oferecida, mas acredito que esses aulas ajudarão bastante, pois nós que somos estudantes de escolas públicas geralmente não temos aulas virtuais e, dessa forma, acabamos aprendendo de outra forma. “Tenho preferência por cursar Direito e Estética e Cosmética”, afirma.

 

Para a jovem, seria ótimo se as provas fossem adiadas, pois muitos alunos não possuem acesso a estes recursos oferecidos, por não possuir internet ou até mesmo um aparelho para pesquisa. “Nós sabemos o quão complicado é estudar “por conta“. Adiando as provas teríamos mais tempo, e caso as aulas voltem teríamos mais oportunidades para obter um bom desempenho no Enem”, finaliza.

 

Professores selecionados

 Foram selecionados 13 professores da Rede Estadual de Ensino para participar das aulas preparatórias do Pré-Enem Seduc RS. O processo de escolha contou com 325 professores inscritos de forma on-line, entre os dias 30 de abril e 5 de maio. Depois, foram pré-selecionados 39 educadores levando em conta o currículo, a prova de títulos e o perfil metodológico para atender os estudantes na preparação para o Enem. Cada profissional ainda enviou um vídeo para avaliação que contou como caráter eliminatório.

 

Saiba Mais

Os estudos estão ocorrendo em meio à pandemia do novo coronavírus e à polêmica sobre o adiamento da data de realização do exame. Outras diversas plataformas educacionais também liberaram conteúdos online gratuitamente para auxiliar os estudantes na manutenção da rotina de estudos em casa. Até o momento, a pandemia de covid-19 não afetou o calendário do Enem, previsto para ocorrer de forma presencial nos dias 1º e 8 de novembro. A prova virtual será aplicada nos dias 22 e 29 de novembro. Entretanto, parlamentares e organizações, como a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional de Estudantes (UNE) já pediram ao Ministério da Educação (MEC) o adiamento da prova.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia