Agências do Sine reabrem nesta segunda

11/05/2020

A partir desta segunda-feira, 11/05, as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no RS voltam a atender de forma presencial. As unidades estavam fechadas desde março como medida de prevenção ao novo coronavírus. A prioridade será auxiliar quem está com dificuldades para encaminhar o benefício do seguro-desemprego on-line.

 

Ao todo, 126 agências retomam os atendimentos presenciais. Levando em consideração as particularidades de cada município, as agências de Osório, Novo Hamburgo e Gravataí, além das unidades Azenha, na capital, e TudoFácil (no Centro e na Zona Sul de Porto Alegre), vão permanecer fechadas. Os atendimentos por meio dos canais virtuais nestas localidades seguem normalmente.

 

Todos os atendimentos deverão cumprir com as normativas do Ministério da Saúde e do decreto do governo do Estado que determinam cuidados com os ambientes, com a higienização e a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos agentes aptos para o atendimento ao público, assim como para os que buscam o serviço. Os canais virtuais como e-mail, telefone e WhatsApp seguem mantidos.

 

Será permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível no ambiente. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente. O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, orienta que, quem puder, agende o atendimento para evitar aglomerações.

 Foto: Divulgação

 

É importante lembrar que pode haver restrição de atendimento em região de bandeira vermelha. O novo modelo de distanciamento apresentado pelo governador Eduardo Leite prevê quatro estágios de controle por meio das bandeiras amarela, laranja, vermelha e preta. A amarela indica uma situação mais amena, com medidas mais flexíveis, e avançando o grau de restrições até a preta, quando seria necessário maior restrição.

 

De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, é importante que as pessoas sejam acolhidas, recebidas e orientadas da melhor forma possível, principalmente aquelas que mais necessitam e estão com problemas para acessar as linhas digitais e encaminhar o benefício do seguro-desemprego.

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