Secretaria Municipal de Educação vai recuperar aulas de forma presencial

29/04/2020

 

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul informou que a recuperação das horas letivas, correspondentes a suspensão das aulas, do período de 16 de março a 30 de abril, serão recuperadas de forma presencial. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado, no sistema municipal de ensino não existe a regulamentação do ensino a distância e nem uma plataforma digital que possa chegar a todos os estudantes. “A maioria das nossas escolas de ensino fundamental está localizada na zona rural do município, onde em muitas localidades não temos sinal de internet. Por isso, entendemos que a melhor alternativa é a recuperação na forma presencial e a utilização de alternativas que possam manter os estudantes engajados com a aprendizagem”, explicou.

 

No entanto, devido a possibilidade apresentada pelo Conselho Nacional de Educação, no texto referência divulgado em 18 de abril, da realização de atividades pedagógicas não presenciais, a SMEd reuniu, na última sexta-feira, os gestores das escolas de ensino fundamental e o Conselho Municipal de Educação para dialogar sobre as alternativas de envio de atividades aos estudantes, utilizando ou não as tecnologias.

 

Nesse sentido, o Conselho Nacional de Educação irá votar na terça-feira a proposta de parecer sobre a reorganização dos calendários escolares e a realização de atividades pedagógicas não presenciais, durante o período de pandemia da COVID-19. A Diretora Pedagógica da SMEd, Carla Zinn, ressalta que “após a homologação das diretrizes do Conselho Nacional de Educação para esse período de emergência em saúde pública que estamos vivenciando, devido a COVID-19, o Conselho Municipal de Educação aprovará uma norma complementar para o sistema municipal de ensino. No momento, é preciso encontrar alternativas que possibilitem o engajamento dos estudantes com a aprendizagem. A manutenção de uma rotina de estudos em casa é necessária e, para isso, as escolas estão planejando soluções criativas, de acordo com as suas realidades”.

 

O que está sendo feito no Sistema Municipal de Ensino?

 

Mês de abril: Sugestões de atividades

 

As escolas do sistema municipal de ensino estão sugerindo atividades e brincadeiras como forma de apoio às famílias, no sentido de manter uma rotina de estudos com os seus filhos em casa. Conforme a secretária, as sugestões divulgadas por meio da página do facebook das escolas e até mesmo pelo Whatsapp estão sendo bem aceitas pelas famílias e é uma maneira de qualificar o tempo das crianças e demais estudantes, em casa.

 

Formação continuada de professores

 

A SMEd, por meio da Diretoria de Educação, também adaptou o projeto de formação continuada para professores, desenvolvido pela secretaria. Os professores estão participando de encontros do “Curso de Formação Continuada: desafios, conexões e aprendizagens” de forma não presencial, ou seja, on-line. De acordo com a Diretora da SMEd, Carla Zinn “os encontros virtuais são uma forma de aproximar os profissionais da educação, ainda mais das tecnologias, como também, proporcionar estudos e reflexões coletivas sobre a implementação do currículo municipal, que deverá ser flexível nesse período de pandemia”. A Secretária Ana Margarete, salienta que “os professores também estarão envolvidos nos encontros formativos dos programas Educar pra Valer e Educação Gaúcha Conectada”.

 

Mês de maio: Atividades pedagógicas não presenciais

 

As escolas do sistema municipal de ensino estão organizando atividades pedagógicas não presenciais para enviar às famílias por meio de grupos do Whatsapp, páginas do facebook e agendamento para a retirada das atividades, nas escolas. Por isso, é importante que as famílias procurem manter uma comunicação com a equipe gestora da instituição de ensino que o seu filho faz parte. Sendo assim, as escolas que irão fazer a entrega de material impresso, irão manter os devidos cuidados de proteção, agendando horários para evitar aglomerações. 

 

 Foto: Divulgação

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia