Disque Covid UFSM realiza mais de 4 mil atendimentos na primeira semana

25/03/2020

 

Desde o dia 18 de março, a central de atendimento “Disque Covid UFSM” trabalha para esclarecer dúvidas da comunidade sobre o novo Coronavírus. O canal já atendeu a mais de 4 mil ligações, a maioria de residentes de Santa Maria, mas também de outras regiões do Rio Grande do Sul e algumas de outros estados do Brasil.

 

O objetivo da central é orientar as pessoas para evitar que saiam ou se encaminhem aos pronto-atendimentos sem necessidade, para não disseminar a contaminação e, assim, evitar a superlotação dos serviços de saúde. Até a última terça-feira (24), a central registrou 4.620 atendimentos, com um pico na segunda-feira, 23/03, quando foram atendidas 1.239 ligações. Durante os primeiros dias, a principal dúvida era sobre possível contato com pessoas contaminadas em eventos sociais e locais públicos. Já nos últimos dias, a principal questão se tornou o aparecimento de sintomas e como diferenciá-los de sintomas de outras doenças, como a gripe. 

 

Segundo o coordenador da Central, professor Gustavo Dotto, o critério para notificações muda diariamente. Nos primeiros dias eram notificados à Vigilância Municipal todos os pacientes suspeitos, mas atualmente, seguindo normativas do Ministério da Saúde, as notificações se resumem somente aos pacientes em estado considerado grave. O resultado é uma redução no número de notificações e de testes.

 

A equipe de atendentes é composta por dez pessoas, alunos a partir do oitavo semestre do curso de Medicina da UFSM, acompanhados de um médico residente, que se revezam a cada quatro horas. A central do “Disque Covid UFSM” está instalada em sala no térreo do Hospital Universitário (HUSM) e conta com nove ramais. 

 

Saiba mais

 

O horário de funcionamento é das 7h às 19h, porém há a possibilidade de extensão do serviço até 22h ou 23h, conforme a demanda. Além da expansão do horário, agora é possível fazer videochamadas, quando há a necessidade, como em casos mais avançados de sintomas. 

 

Os números do serviço são (55) 3220-8500 e (55) 3213-1800, disponível das 7h às 19h, todos os dias da semana.

 

Foto: AN

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia