Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9745-8687
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: administrativo@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Xapanã e Obá serão os orixás regentes de 2020

30/12/2019

 Babolorixá Fábio de Oxalá Obocun revela que 2020 será o ano da proliferação e cura das doenças.

Foto: Divulgação

 

Quando o final do ano vai chegando, as pessoas começam a buscar as previsões para o próximo ano para assim conseguirem se planejarem melhor de forma com que possam utilizar as energias a seu favor. Desse modo, ficamos mais curiosos e ansiosos em saber o que nos espera em mais um capítulo de 365 páginas. Um fator determinante para desvendar como será o próximo ano é descobrir os regentes. Só assim é possível saber quais energias irão guiar nossas decisões, seja para aqueles que cultuam as religiões afro-brasileiras ou apenas para quem acha interessante saber qual orixá irá reger o novo ano. Os orixás atuam como verdadeiros guias e protetores espirituais individuais e também ao longo de determinados períodos, entretanto, ainda é difícil precisar quantos são eles.

 

Aos que cultuam o Batuque, o ano de 2020 será regido pelo orixá Xapanã, junto à Obá e Oxalá. Juntos, eles prometem transformação e descobertas, principalmente, de curas para doenças, além de um ano de cuidado com a saúde. Janeiro e fevereiro será regido por Xapanã com Oyá, que trará um movimento geral para a Terra, ventos de coisas boas. Já março e abril, Xapanã estará reinando com Obá, cortando todas as doenças e energias negativas.

 

Para maio e junho, Xapanã vem com Oxum, trazendo toda a bonança, abertura de novos ciclos, para que a população seja vencedora de todas as atrapalhações espirituais, traz também a fertilidade. Já de junho até o final do ano, entrará Oxalá, trazendo a calmaria, o poder da paz, junto à Xapanã irão trazer o poder da cura material e espiritual.

 

Conforme o babalorixá Fábio de Oxalá Obocun, de Cachoeira do Sul, os orixás são a energia principal, a vida e fazem parte da natureza, pois exercem grande influência nas raízes espirituais. Xapanã representa a terra e as doenças. Ele tem o poder de causar a doença, assim como pode possibilitar a cura do mesmo mal que criou.

 

Espera-se em 2020, um ano em que as doenças infecciosas de pele, câncer e outras apareçam bastante, bem como as mortes ocasionadas pelas mesmas. Já Obá foi aquela que se mutilou por amor à Xangô. Considerada uma grande guerreira, fará com que esse novo ano seja o período das cobranças da fidelidade, onde as fofocas serão penalizadas. “É uma orixá muito delicada no trato, por ser muito correta e severa. As relações verdadeiras serão abençoadas, e as baseadas em interesses e mentiras serão terminadas”, enfatiza Fábio.

 

Segundo ele, as mulheres que buscam por força e proteção podem recorrer a Obá, pois ela é a mãe que entende as dores do coração. Essa orixá trará equilíbrio e é defensora da justiça. É uma representação feminina cheia de energia, vida e força. Obá possui as características de garra e fibra que toda mulher gostaria de possuir, sem medo de ir à frente e mostrar seu poder. Será um ano de muitas cobranças, porém, quem estiver no caminho certo terá crescimento e saúde. O ano de 2019 na nação Cabinda foi de Xangô, considerado o Deus do fogo, do trovão e da Justiça. Orixá atrevido, violento, temido e respeitado, é conhecido por castigar os ladrões e malfeitores.

 

Quando uma pessoa morre vítima de um raio ou incêndio ou tem sua casa queimada, há quem acredite que a vítima foi alvo da ira deste orixá.  Portanto, acredita-se que agora chega a vez de Xapanã e Obá levar embora tudo o que esta errado. Obá é a dona da navalha, e nesse ano deve-se ter mais cuidado, atenção, conduta, cuidados com a saúde, com a pele, não praticar fofocas e intrigas, pois tudo será cobrado com muita energia. “Teremos várias mortes e tragédias nesse ano, mas muito mais crescimento e evolução”, destaca Fábio.

 

Xapanã

 

É o Orixá da transformação. Padroeiro dos pobres, humildes e doentes. Assim é conhecido o orixá Obaluaiê ou Xapanã, um dos mais temidos e respeitados. Tem o poder de cura, mas também pode provocar doenças, principalmente como a varíola, e as enfermidades de pele de todos os gêneros infecciosos.

 

É o médico dos pobres, é um orixá ambivalente e a ele são atribuídas as doenças contagiosas. Recorre-se ao orixá em praticamente todos os tipos de problemas do cotidiano. Está presente em nosso dia-a-dia, quando sentimos dores, agonia, aflição, ansiedade, bem quando sentimos coceira e comichões na pele. Rege também o suor, a transpiração e seus efeitos, como também aqueles que tem problemas mentais, perturbações nervosas e todos os doentes.

 

Xapanã está no funcionamento do organismo e na dor que sentimos pelo mau funcionamento dos órgãos. Ele proporciona a doença, mas, principalmente, a cura e a saúde. É o Orixá da misericórdia. Da mesma forma, Xapanã é a força da natureza que rege o incômodo de um modo geral, desde o mal estar, o enjôo, o mau humor e a intranquilidade.

 

Obá

 

Obá tem um caráter apaixonado, irascível e corajoso. Não teme nada e gosta de brigar. Nada mais natural que ela aprecie a cor vermelha. É senhora da guerra, amazona destemida, uma sábia e justa feiticeira.

 

Essa orixá desconhece o medo e não existe empecilhos que a desviem de suas finalidades. Ela é prática, objetiva, poderosa, leal e corretíssima. Xangô desdenha Obá porque ela é idosa e sem atrativos, mas morre de medo do poder enorme que ela tem. Todo aquele que tenha uma questão em fase de apelação, isto é, se tiver perdido e necessitar recorrer para instância superior, deverá pedir ajuda a Obá.

 

Mas existe um importante lembrete: Ela só ajuda os injustiçados. É considerada a padroeira dos advogados. Ajuda a encontrar objetos perdidos, e toma sob sua proteção toda esposa que tiver sido traída pelo marido.

 

Limpezas

 

O Ylê Oxalá Obocun e Oxum Ademun através do Babalorixá Fábio de Oxalá Obocun estarão realizando todas as Limpezas de final de ano, no endereço Conde de Porto Alegre, nº 272, no Bairro Carvalho. Os interessados podem agendar as suas limpezas para entrarem com todas as seguranças e prosperidades para o próximo ano, entre os dias 6 e 12 de janeiro. O telefone é 51 98619-9665.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload