R Saldanha Marinho 1365 - Centro - Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9908-6864
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: admministrativo@@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Bolsa Família faz girar mais de 600 mil reais por mês no município

10/12/2019

Foto: Divulgação

 

Cachoeira do Sul tem hoje 3.800 famílias recebendo o Bolsa Família, benefício pago pelo Governo Federal às famílias que tem renda mensal de até 178 reais per capita (ou 89 reais para quem não tem filhos). O valor médio recebido pelas famílias cachoeirenses é de 171 reais, o que resulta em 638 mil reais circulando na cidade por mês. Ao todo, 8.800 famílias são cadastradas no CadÚnico em Cachoeira do Sul e têm acesso a benefícios como a tarifa social para a luz, o passe livre, a isenção na inscrição de concursos públicos e o BPC – Benefício de Prestação Continuada. A movimentação deste dinheiro na cidade é benéfica ao comércio, especialmente aos mercados de bairro, onde essas famílias fazem suas compras.

 

O Cadastro Único, setor da Secretaria de Trabalho e Ação Social responsável por cuidar do Bolsa Família, recebe mensalmente uma média de R$11.800,00, valor cerca de 6 mil reais/mês maior do que no início de 2017, quando o setor recebia do Ministério do Desenvolvimento Social cerca de 3.996,24 por mês. Este valor é utilizado para manter e fortalecer o programa, com a compra de veículos e equipamentos e para a contratação de mais entrevistadores, que são os profissionais que fazem a busca e a atualização do cadastro dos beneficiários. Atualmente, seis entrevistadores trabalham para o programa, um aumento de 50% na comparação com agosto deste ano.

 

Saiba mais

 

O fortalecimento do Cadastro Único no Município, que resulta em mais dinheiro girando no comércio e mais renda para as famílias, se dá pelo tripé da saúde, assistência social e educação. Na saúde, 67% das mais de 8 mil famílias cadastradas no CadÚnico são atendidas em ações de pesagem (mulheres e crianças), pré-natal e vacinas. Na área da assistência social, 84% dos usuários participam de atividades de atualização e de grupos como o do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Na educação, o percentual de atendimento aos usuários é de 99% e está atrelado à frequência escolar. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload