R Saldanha Marinho 1365 - Centro - Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9908-6864
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: admministrativo@@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Em menos de 72h, 10 animais são envenenados em Cachoeira do Sul

13/10/2019

 Casos foram registrados nos Bairro Noêmia e Ponche Verde neste final de semana | Foto: Divulgação

 

Desde as primeiras horas da manhã deste domingo, 13/10, as redes sociais já alertavam para os casos de envenenamento de quatro gatos e dois cães na Rua Alfredo Papay no Bairro Ponche Verde, que aconteceram neste sábado, 12/10.

 

Em seguida uma moradora do Bairro Noêmia que preferiu não se identificar, entrou em contato com a reportagem do Jornal A Notícia para comunicar que teve seus quatro felinos envenenados na última sexta-feira, 11/10.

 

Ao total, foram 10 animais envenenados em menos de 72h em Cachoeira do Sul. Fato que preocupa muitos defensores da causa animal. “Isto é caso de polícia, estas pessoas que fazem essas monstruosidades precisam ser denunciadas de pagar por estes crimes”, afirmou Daniela Gomes, voluntária da causa animal.

 

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais

 

Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos cinco anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

 

Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necropsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte.

 

Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

 

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

 

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

 

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

 

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

 

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

 

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload