Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

04/10/2019

 

A tradicional campanha pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença

 

 

O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama. O tradicional Outubro Rosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

 

Com o objetivo de falar da importância do diagnóstico precoce e desmitificar preconceitos, a ANAMT reforça seu apoio ao combate à doença e aproveita o momento de grande divulgação para incentivar os médicos do trabalho a participarem dessa luta. Durante o acompanhamento médico, é importante reforçar às trabalhadoras sobre a importância do diagnóstico precoce como a melhor forma de combater a doença.

 

A oncologista clínica especialista em câncer de mama, Ana Carolina Salles, que traz a importância do diagnóstico precoce. "A Sociedade de Mastologia recomenda que a mamografia seja feita a partir de 40 anos e anualmente", explica a médica. Ela fala que a mamografia é um exame de rastreio e a campanha busca divulgar informações sobre sua importância.

 

Segundo a especialista, a doença está relacionada ao envelhecimento e controle de peso. Salles diz que uma alimentação balanceada e exames periódicos de rotina são aliados na luta contra o câncer.

 

História

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

 

Autoexame

 

Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos principais que incluem fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada.

 

O autoexame da mama não é considerado um dos exames preventivos do câncer, mas pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação, que é quando as mamas estão mais flácidas e indolores, ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação. Embora o exame não permita fazer o diagnóstico do câncer, ajuda a conhecer melhor o corpo, permitindo que se esteja atento a possíveis alterações que possam surgir na mama. Veja quais os 11 sinais que podem indicar câncer de mama.

 

Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o autoexame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Este exame também pode ser feito por homens, já que também podem sofrer com este tipo de câncer, apresentando sintomas semelhantes. Saiba mais sobre o câncer de mama masculino.

 

 Foto: Divulgação

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia