R Saldanha Marinho 1365 - Centro - Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9908-6864
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: admministrativo@@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Criança encontra cobras cruzeiro em lixão no Bairro Promorar

18/09/2019

 

Um menino de cinco anos encontrou durante a última semana, duas cobras urutu-cruzeiro (Bothrops neuwiedi) em um terreno baldio na Rua Quadra 21 no Bairro Promorar, onde está sendo descartado lixo por moradores. A avó da criança, que preferiu não se identificar, informou que a criança avistou os animais e rapidamente a informou de que as cobras estavam circulando pela rua. 

 

"Ele me avisou e quando fomos verificar eram duas cobras Cruzeiras. Depois que este lixão começou a se formar aqui no bairro, diversos insetos começaram a aparecer, depois os ratos e agora as cobras. Já protocolamos pedidos na Prefeitura para que seja realizada uma limpeza no local, mas,até o momento nada foi feito", destacou a avó do menino. 

 

O que diz a SMMA

 

O secretário municipal do Meio Ambiente Ronaldo Trojahn, informou que uma equipe da secretaria irá até o local verificar a situação. "Infelizmente estes descartes não devem acontecer desta forma, é preciso denunciar estas pessoas que estão colocando lixo neste local, e se for preciso iremos multar", afirmou o secretário. 

 

Perigo

 

A urutu-cruzeiro, tem veneno pouco ativo quanto às atividades enzimáticas, de forma a possuir baixa atividade hemorrágica e necrosante nas ações locais. Apesar do veneno não ser tão perigoso quanto o de outras serpentes, é importante evitar aproximação com a urutu. Isso porque, por ocupar vários tipos de habitat, não existem informações suficientes para afirmar que o veneno da espécie seja semelhante ao longo da sua distribuição. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o animal é responsável por acidentes com humanos com certa frequência.

 

Considerada uma das espécies mais comuns do gênero Bothrops, a urutu se diferencia das demais pela dieta: abre mão da variedade de anfíbios, lagartos, aves, mamíferos e outras cobras para predar, exclusivamente, mamíferos. No cardápio da espécie constam roedores como camundongos, ratazanas, capivaras e preás, e marsupiais, como os gambás.

 

O que fazer em caso de picadas por Cobra Venenosa:

 

– Lavar o local da picada apenas com água, sabão ou soro fisiológico.

– Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha mais rápido e o veneno também.

– Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele.

– Procurar o serviço médico o mais rápido possível, como sempre frisamos somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vitima de qualquer acidente.

– Se possível, levar o animal para identificação (morto ou vivo). Se não for possível filme ou fotografe. A identificação do animal, por uma pessoa capacitada faz com que o soro correto seja aplicado já que cada cobra precisa de um soro diferente.

 

 

 Foto: Divulgação

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload