R Saldanha Marinho 1365 - Centro - Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9908-6864
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: admministrativo@@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Cachoeira do Sul ganha mais 250 novos containers nas ruas

29/08/2019

A partir da próxima segunda-feira, 02/9, mais 250 novos contêineres estarão a disposição dos cachoeirenses nas ruas da cidade. Somados ao que já estão em uso, serão 350 unidades para acondicionamento do lixo. Conforme informações do secretário municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Trojahn, os moradores das ruas beneficiadas com contêineres poderão retirar suas lixeiras comuns, pois as mesmas não deverão mais ser usadas. Os proprietários que não tiverem destino para as lixeiras velhas, poderão doar as mesmas para a Prefeitura utilizar em espaços públicos, como nas praças.

 

A utilização dos contêineres, que são totalmente automatizados, garantem que o lixo seja melhor acondicionado, podendo os moradores colocarem o lixo 24 horas por dia e evitando que animais mexam no lixo. A redução no recolhimento manual também garantirá economia ao município, pois o recolhimento do lixo desta forma é pago por peso; já o do contêiner é pago por unidade. A empresa responsável pelo recolhimento também realiza a higienização dos depósitos de forma periódica para evitar o mal cheiro.

 

Além de todos os benefícios, Trojahn esclarece que houve redução do custo pago à empresa por contêiner, pois os novos possuem capacidade de 2,4m³, diferentemente dos antigos que tinham capacidade de 3,2m³. “Também temos o que chamamos de ganho de escala, pois 350 contêineres é a capacidade de tombamento no caminhão”, explica Trojahn, pontuando ainda que no centro o esvaziamento será diário e nos bairros de dois em dois dias.

 

O caminho do lixo – Para garantir que o recolhimento do lixo seja realizado de forma organizada, a Prefeitura trabalha comtrês empresas, selecionadas através de licitação.

 

1 - A Conesul Soluções Ambientais possui 3 contratos com a Prefeitura que contemplam os contêineres, o recolhimento manual e o recolhimento de lixo no interior;
2 – A RM Entulhos realiza o transbordo do material do aterro da Ferreira até Minas do Leão;
3 – A CRVR realiza o destino final do material em Minas do Leão.

 

Projeto para o futuro – A Prefeitura possui um projeto para financiamento no valor de 1 milhão e 200 mil reais para a construção de uma estação de transbordo e uma unidade de triagem de lixo. O projeto está em estudo na Câmara de Vereadores e, se aprovado, vai para o Badesul que também deverá aprovar para ser licitado. O projeto da estação está em execução na Secretaria Municipal de Planejamento.

 

Dúvidas sobre os contêineres – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará a distribuição dos 250 novos contêineres de maneira técnica, levando em consideração a maior concentração de moradores e a facilidade para a empresa realizar o carregamento. Somente ruas com pavimentação podem receber os contêineres. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 3724-6044 ou diretamente na Secretaria.

 

Importante: A listagem das ruas beneficiadas com os novos contêineres está disponível no site da Prefeitura Municipal.

 

 Foto: Divulgação
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload