R Saldanha Marinho 1365 - Centro - Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9908-6864
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: admministrativo@@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Matheus Calderaro

03/08/2019

Armadilha

 

Como eu havia falado na coluna da semana passada, continuarei usando meu espaço para alertar os leitores sobre problemas em determinados assuntos em que eu veja relevância, e relacionados à minha área de atuação profissional. Hoje aproveitarei para informar aos servidores públicos municipais, estaduais e federais, e também aos pensionistas do IPERGS e do INSS, sobre os perigos do empréstimo pessoal consignado. Já é de conhecimento geral, que para essas pessoas é bastante fácil fazer um empréstimo consignado com desconto em folha de pagamento.

 

No entanto, todo o cuidado é pouco ao fazer empréstimo com as financeiras, pois a rápida liberação de dinheiro direto na conta, pode resultar numa dívida impagável.  

    

É que a taxa de juros para um contrato de empréstimo consignado para servidores públicos e pensionistas, obrigatoriamente deve ser a mais baixa dentre as modalidades de empréstimo, tendo em vista que, pelo fato de o desconto do valor da parcela ser feito diretamente na folha de pagamento, a financeira tem toda a segurança quanto ao ressarcimento, não correndo riscos de inadimplência. Apesar isso, não é o que ocorre, pois atualmente a taxa média estabelecida pelo Banco Central é de pouco mais de 20% ao ano, mas há financeiras cujos empréstimos têm taxas de até 120% anuais.

 

Felizmente o Poder Judiciário do RS vem decidindo que, constatada abusividade no empréstimo, a redução do valor das parcelas, e consequentemente da dívida, é  possível. Contratos já quitados também podem ser revisados, oportunidade em que o consumidor possivelmente receberá o reembolso dos valores pagos a mais, corrigidos e atualizados.     

  

Um ótimo final de semana à todos.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload