Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9745-8687
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: administrativo@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Prefeitura quer gastar R$ 1,5 milhões com lâmpadas de LED

02/08/2019

Na manhã desta quinta-feira, 01/8, representantes do Executivo e Legislativo se reuniram para discutir o PL 51/2019, que autoriza a Prefeitura a contratar operação de crédito junto ao BRDE, no valor de R$ 1,5 milhão, para a compra de lâmpadas LED. O vice-prefeito Cleber Cardoso e as secretárias de Planejamento, Rosimeri Michels de Arreal, e de Governo, Necky Decker, foram ao Legislativo esclarecer as dúvidas dos vereadores referentes às condições do empréstimo, que não constam no projeto de lei. Participaram do encontro o presidente da Câmara, Carlos Alberto (PP), e os vereadores Marcelo Figueiró (MDB), Telda Assis (PT) e Pedro Jarrão (PDT).

 

Segundo o vice-prefeito e as secretárias, o financiamento, que objetiva a aquisição de mil lâmpadas LED, possui prazo de amortização de até 10 anos e a carência para o início das amortizações será até 23 de março de 2021, com pagamento de juros de 6% ao ano. As lâmpadas serão instaladas no centro da cidade e as atuais serão redistribuídas para os bairros.

 

“As luminárias de LED são extremamente eficientes e permitem economia de 50% a 70%, além de possuir garantia de cincos anos, alta durabilidade e eficiência na iluminação das vias públicas. Isso resulta em segurança e bem estar da população. Esse é, portanto, um projeto muito importante, para o qual vamos dar especial atenção e análise da matéria. Todos os dados hoje apresentados pelo Executivo serão repassados aos demais parlamentares”, destacou Carlos Aberto.

 

Economia

 

Na opinião de alguns dos especialistas mais respeitados do país, a substituição de lâmpadas tradicionais pelos modelos de LED é uma fortíssima aliada na busca pela eficiência energética. Nesse contexto, o diretor técnico da Abilux (Associação Brasileira da Industria de Iluminação), Isac Roizenblatt, explica que os LEDs “não são mais uma alternativa e, sim, a solução”. “As lâmpadas LED são mais eficientes do que outras fontes de luz porque têm longa vida, baixa depreciação e são amigáveis ao ambiente” afirmou.

 

Georges Blum, presidente da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação), também recomenda a adoção de lâmpadas LED. Ele explica que os modelos iluminam pelo menos 20% a mais do que as tradicionais incandescentes e impactam diretamente a conta de luz, gerando grande economia. “A lâmpada LED é mais eficiente porque além de ela iluminar mais com a mesma quantidade de potência consumida, ela dura muito mais. São quatro vezes mais do que uma fluorescente e 25 vezes mais do que uma incandescente”, apontou.

 

Contras

 

Mas nem sempre a instalação de lâmpadas de LED traz vantagens ao consumidor, preocupado com isso o Jornal A Notícia pesquisou algumas desvantagens da instalação destas lâmpadas. Confira:

 

• Custo: Como dito anteriormente o custo de uma lâmpada de LED ainda é muito superior ao custo de outras lâmpadas. Em alguns casos o valor chega a ser até quatro vezes maior do que o de uma lâmpada comum.

 

• Dependência de componentes importados: Parte da matéria-prima utilizada na fabricação das lâmpadas ainda é importada.

 

• Adaptação para luminárias existentes: nem sempre a luminária que você já possui consegue se adaptar a uma lâmpada de LED, assim, antes de fazer a troca é preciso verificar esse item para que a substituição se justifique.

 

• Radiação eletromagnética: As Lâmpadas de LED emitem bastante radiação eletromagnética, um tipo de radiação nocivo. Que segundo o Dr. Alexander Wunsch, podem ocasionar o aumento dos casos degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), que é a principal causa de cegueira nos Estados Unidos e em muitos países.

 

 Foto: Divulgação

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload