R Saldanha Marinho 1365 - Centro - Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9908-6864
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: admministrativo@@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Hackers atacam sistema da Prefeitura

30/07/2019

Um ataque hacker pegou todo mundo de surpresa na manhã desta terça-feira, 30/7, na Prefeitura Municipal. Segundo a secretária da Fazenda Viviane Dias, todo o sistema está offline. "Já estamos tomando as devidas providências para o restabelecimento, são hackers de fora do país. Já registramos um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia, e agora a investigação ficará a cargo do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) em Porto Alegre. Um funcionário já está se deslocando até Santa Cruz para fazer o backup do nosso sistema junto a Dueto/GOV.BR (empresa que presta suporte de sistemas ao Executivo), para que tudo possa voltar ao normal o quanto antes", afirmou. 

 

Resgate

 

Os técnicos da Prefeitura estão em constante contato com o hacker autor do ataque, segundo Viviane eles exigem um resgate em cripto-moedas para liberar o sistema. "Estamos fazendo a tradução dos pedidos dele, já que estão todos em inglês, ele não definiu o valor pedido, só informou que deve ser pago em cripto-moedas para que ele não possa ser rastreado futuramente", destacou. 

 

Folha de Pagamento

 

Viviane também informou que está correndo contra o tempo para que a invasão não prejudique no pagamento da folha do funcionalismo, já que ela depende totalmente dos dados do sistema. "O pagamento estava previsto para acontecer amanhã, 31/7. Faremos o possível para que este ataque não prejudique nossos servidores", afirmou.

 

Serviços afetados

 

Os serviços de emissão de Nota Fiscal Eletrônica e Certidão de Guias e Negativas para a quitação de tributos estão offline no momento, afetando tanto contribuintes como empresas micro empreendedores individuais. 

 

Saiba mais

 

Estes hackers de sistema já atuam há muito tempo no Brasil atacando sites de prefeituras exigindo um resgate, valor que deve ser pago em cripto-moedas para evitar o rastreio por parte da Polícia. No começo de julho a prefeitura de São Vandelino-RS, teve o seu sistema atacado. 

 

 Foto montagem: AN

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload