Rua Saldanha Marinho, 1365, Bairro Centro - Cachoeira do Sul - RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 99908-6864
Comercial: comercial.portalanoticia@gmail.com
Redação: redacao.portalanoticia@gmail.com
Administrativo: adm.portalanoticia@gmail.com
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Marcelinho quer piscina de hidroterapia para Apae

13/07/2019

Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 8, em seu pronunciamento na tribuna o vereador Marcelinho da Empresa (PP), apresentou um pedido de indicação a Mesa diretora da Casa, para a realização de um estudo técnico para a construção de uma piscina coberta aquecida de hidroterapia para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cachoeira do Sul. 

 

Em sua justificativa Marcelinho destacou que as piscinas de hidroterapia não tem tamanho específico, podendo variar de acordo com as necessidades e possibilidades. A indicação também apresenta a necessidade de um sistema de aquecimento e a cobertura, vestiários com tamanho suficiente para acessibilidade de cadeirantes, dentre outros.  

 

“Estamos buscando diminuir os transtornos no transporte destes alunos que precisam realizar este tratamento, com a piscina na escola eles vão poder ter estas aulas com maior frequência. Queremos diminuir as dificuldades, para que assim eles tenham mais qualidade no tratamento”, destacou Marcelinho.  

 

Importância da Hidroterapia 

 

A hidroterapia é uma modalidade da fisioterapia utilizada de forma isolada ou combinada à fisioterapia convencional, que utiliza a água e suas propriedades no tratamento de lesões e na prevenção de patologias. É realizada em piscina aquecida, com temperatura média de 32 graus centígrados, para favorecer o relaxamento muscular e induzir a analgesia, tornando mais fácil e agradável a movimentação articular.   

 

Na execução dessa abordagem são realizados exercícios específicos e direcionados para cada paciente e suas particularidades, visando a melhora mais acelerada do quadro geral, a redução do impacto articular, a facilitação da realização dos movimentos e da marcha, dentre outros fatores. 

 

O programa de tratamento nessa abordagem deve ser organizado visando os objetivos específicos de cada indivíduo. Para tal, o processo deve-se iniciar com uma avaliação completa e direcionada. A rotina de atendimento deve conter um aquecimento inicial, alongamentos e fortalecimentos específicos para cada paciente, exercícios aeróbicos e atividades funcionais.  

 

As propriedades da água, que são a densidade relativa, a força de empuxo, a tensão superficial e a pressão hidrostática, são utilizadas a favor da prescrição adequada dos exercícios, facilitando ou resistindo os movimentos, podendo assim, o fisioterapeuta conhecedor da técnica, graduar a dificuldade dos exercícios de acordo com a habilidade do paciente e seus objetivos. 

 

Os exercícios realizados com imersão em piscina aquecida, promovem vários efeitos no organismo, afetando direta ou indiretamente os sistemas funcionais. O sistema termorregulador é acionado com a manutenção do calor da água que diminui a sensibilidade da fibra nervosa e assim reduz a sensação de dor. Alguns efeitos importantes, como a melhora da capacidade aeróbica e o aumento do retorno venoso, como também a estabilidade da pressão arterial, são promovidos pelo acionamento do sistema cardiorrespiratório. 

 

 

Foto: Ascom Câmara

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload