Nilton Santos

14/06/2019

A JUSTIÇA EM CHEQUE

 

A bomba que explodiu no domingo vai causar estragos ainda imensuráveis. O principal atingido no episódio é nada menos que estrela da companhia, o ministro da justiça Sérgio Moro, em quem a nação deposita suas esperanças de justiça pela punição de corruptos e corruptores apontados na operação Lava Jato.

 

As consequências do vazamento de diálogos travados entre membros do Ministério Público Federal e Moro pelo site intercept são imprevisíveis e podem arrastar o país para uma crise institucional sem precedentes. O olho do furacão está sobre o poder judiciário que, pela lei maior, deve guardar equidistância entre as partes a fim de proferir um julgamento justo, imparcial.

 

Moro não negou participação em grupo de conversação onde ele era o único juiz, os demais eram membros do MPF, a força tarefa da operação Lava Jato. Não vejo mal nenhum em as partes conversarem com o juiz da causa, pelo contrário, acho muito bom que dialoguem, obviamente dentro dos limites que cada ator em um processo judicial deve guardar.

 

O que até o momento foi revelado indica a possibilidade de um concerto entre acusação e juiz com objetivo de acelerar, inverter a ordem das operações e influenciar um ministro do STF, o que é gravíssimo, já que poderá anular todos os processos presididos por Moro por suspeição.  Caso os próximos capítulos confirmem o ajuste entre acuadores e julgador se criará o paradoxo onde o criador mata a criatura, sem falar no estrago que causará a todo o nosso já tão criticado sistema judiciário.

 

É preocupante a postura dos acusados e do governo diante de tão graves acusações, acuados, emitiram declarações mínimas, evasivas e silêncio constrangedor. Calha no nesse momento grave da nação o provérbio: "A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta". 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia