R Saldanha Marinho 1365 - Centro - Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9908-6864
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: admministrativo@@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Entenda a importância de cuidar da saúde bucal

14/06/2019

Ao pensar em cuidados com o bem-estar, lembramos de exames de rotina, dicas de alimentação. Contudo, dificilmente associamos aos cuidados com a saúde bucal, não é mesmo?

 

Muitas vezes, nossos dentes acabam negligenciados. Mas lembre-se: a saúde começa pela boca. Nossa cavidade bucal é uma das portas de entrada do corpo e está entre as mais importantes. Por isso, devemos cuidar muito bem dela.

 

A boca pode interferir na saúde do corpo?

 

Além dos prejuízos emocionais trazidos pelos problemas bucais, como a baixa autoestima, sofrimento em relações pessoais e julgamentos no ambiente de trabalho, infecções bucais podem passear pelo corpo e atingir diversos órgãos do seu organismo.

 

Por exemplo, as bactérias causadoras da gengivite têm a capacidade de entrar na corrente sanguínea, atingir o coração e desencadear uma complicação.

 

A cárie também tem a habilidade de diminuir o rendimento de atletas e ser relacionada a lesões musculares regulares, que aparecem periodicamente.

 

Ademais, problemas gengivais são associados com o risco de parto prematuro em grávidas.

Visite o dentista regularmente

 

Ter os dentes lisos, inteiros, sem resíduos, nem sensibilidade, fratura ou sangramento são fatores que indicam uma boa higiene oral.

 

Mas o mau hálito, ausência de dentes, dor, inchaço e sangramento gengival são sinais de que a sua saúde bucal não está muito boa e você precisa procurar um profissional.

Mas não vá a consultas só nesses momentos: previna-se! Marque visitas a cada 6 meses a fim de fazer uma limpeza mais profunda, renovar as dicas de escovação e verificar se algo novo apareceu. O diagnóstico precoce aumenta em muito a chance de um tratamento mais simples e menos invasivo.

É importante lembrar que, assim que nasce o primeiro dente de seu filho, já é hora de leva-lo ao dentista.

Dessa maneira a criança é acostumada desde pequena e não associará o profissional com a dor, já que sua primeira experiência são estará ligada a qualquer procedimento doloroso, invasivo ou assustador.

 

Confira algumas dicas de como cuidar da sua saúde bucal com o dentista Maximiliano Losekann:

 

Higiene básica

 

Como métodos básicos de higiene recomenda-se o uso de escova dental macia que tenha formato e tamanho adequado permitindo o seu acesso aos dentes, sendo complementado pelo uso do fio ou fita dental para uma ação mecânica na região proximal dos dentes, contra a formação da placa bacteriana.  O importante é que através do seu método de higienização e recursos utilizados permitam exercer a ação em todos os lados de cada dente. Faça sua higienização em frente ao espelho, em local com bastante luminosidade permitindo que você revise sempre se seus dentes ficaram bem limpos. Recomenda-se a visita regular ao dentista, pelo menos a cada 6 meses para acompanhamento e avaliação do seu método bem como revisão e controle da formação do cálculo dental prevenindo o surgimento de doenças e mantendo a boca saudável.

 

Enxaguante bucal

 

O uso de enxaguantes bucais pode ser benéfico em determinadas situações e deve ser recomendado pelo dentista conforme a necessidade do paciente. Geralmente é composto por um antisséptico associado a uma solução com flúor, ajudando a eliminar as bactérias causadoras da placa bacteriana atuando como coadjuvante na proteção dos dentes e das gengivas e no combate ao mau hálito.

 

Dieta saudável

 

A dieta saudável também ajuda a prevenir cáries. Como dica, evite ou diminua o consumo  de alimentos açucarados,  pegajosos e refrigerantes. Quando consumi-los procure fazer junto as principais refeições e escove bem os dentes após. Tenha uma alimentação balanceada e em horários regulares. Quem se alimenta toda hora não permite que a saliva reestabeleça o (pH) do meio bucal, tornando os dentes mais suscetíveis às cáries. Sempre dê preferência a  alimentos como leite, queijo, legumes, frutas e determinadas carnes.

 

 Foto: Divulgação

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload