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Aprovados em Concurso de 2015 contam os dias para serem chamados

07/06/2019

Se encerra no próximo dia 14 de julho, o prazo que a Prefeitura Municipal tem para nomear os aprovados do Concurso realizado em 2015. Ao todo são 53 vagas restantes para diversas áreas, o tema foi uma das pautas da reunião semanal do prefeito com os secretários do governo.

 

Segundo o Secretário Municipal de Administração, Marco Aurélio Silveira, para que todos os aprovados no concurso possam ser chamados, é preciso um aval da Secretaria Municipal da Fazenda, que cuida da saúde financeira do município, para que assim o prefeito Sérgio Ghignatti possa chamar estes aprovados. “A Secretária da Fazenda controla o limite da folha do município, a folha hoje em dia cresce de 0,3% a 0,4% mês somente vegetativo, ela vai crescendo e quando chega ao final do ano dá um percentual bem considerado. Perante isso a SMA que controla a validade do concurso, e no momento que o prefeito autoriza a nomeação do servidor, a gente tem o controle com as secretárias que estão necessitando do funcionário, a partir daí nos regularizamos para que o servidor possa assumir o cargo. O prefeito demonstra a vontade que estes 53 aprovados sejam chamados, por que nós temos um grande percentual de funcionários que andam se aposentando e pedindo demissão”, destacou Marco Aurélio.

 

Dificuldade para nomeações

 

A Prefeitura de Cachoeira do Sul passa por uma grave crise financeira, que no momento é o grande empecilho para que estas nomeações aconteçam. “Eu não consigo pagar 100% da folha hoje, se eu pago o funcional, não pago o patronal, eu não tenho condições de pagar a folha”, destacou Viviane Santana Dias, secretária municipal da Fazenda.

 

O que dizem os aprovados

 

Na última semana dois dos aprovados no concurso, que preferiram não se identificar, estiveram no Jornal A Notícia conversando com a redação e explicando como se sentem, com o prazo para nomeação chegando ao final e a Prefeitura sem dar uma real expectativa até o momento, de que eles vão ser chamados ou não.

“Hoje se fala muito que não tem verba, para pagar esses novos 53 servidores, mas atualmente há vários CC’s no município ganhando razoavelmente bem, mas com o dinheiro deste CC, pode-se pagar quase três servidores. As pessoas aprovadas no concurso público estão graduadas na área para ocupar a vaga no serviço público, já os CC’s são pessoas que você pega da rua, ajudam na época de campanha e coloca para trabalhar na prefeitura, e muitas vezes estes não tem qualificação nenhuma. Aponto uma solução, se pode demitir todos estes CC’s e chamar os aprovados no concurso e ainda sobra dinheiro para pagar a folha. Acho que o caso da Prefeitura de Cachoeira do Sul, até é o caso de chamar o Giovanni Grizzotti da RBS TV para investigar esta situação”, destacou um dos aprovados.

 

Economia para a Prefeitura

 

O prefeito Sérgio Ghignatti já se manifestou diversas vezes sobre a crise em que o município se encontra, pensando nisso um dos aprovados fez uma sugestão de economia ao prefeito.

“A prefeitura gasta hoje quase R$ 500 mil por ano com publicações impressas, eu sugiro ao prefeito que adote o Diário Oficial Eletrônico, gerando uma grande economia para o município e sobrando dinheiro para poder pagar estes 53 aprovados no concurso. Hoje falta uma administração qualificada em Cachoeira do Sul, eles estão brincando com o dinheiro público”, afirmou um dos aprovados.

 

 Foto: Magaiver Dias

 

 

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