R Saldanha Marinho 1365 - Centro - Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
WhatsApp: (51) 9-9908-6864
Comercial: comercial@portalanoticia.com.br
Redação: redacao@
portalanoticia.com.br
Administrativo: admministrativo@@
portalanoticia.com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia - Magaiver Dias

Igor quer melhor aproveitamento do potencial turístico de Cachoeira do Sul

24/05/2019

Após o recente cadastramento da Prefeitura de Cachoeira do Sul, no Mapa do Turismo, programa do Governo Federal e considerando que uma das condições para receber recursos do Programa de Infraestrutura Turística é estar no Mapa do Turismo, o vereador Igor Noronha (MDB), apresentou a indicações ao Poder Executivo Municipal, um pedido para que o mesmo, encaminhe uma proposta junto ao Ministério do Turismo, para a realização de obras de infraestrutura turística para Cachoeira do Sul:

 

Indicação 333/2019: Proposta para a pavimentação da Avenida Orlando da Cunha Carlos, entre as ruas João Nunes e Anair Lemos no Bairro Mauá, considerando que a via é acesso ao Parque da Romaria, Jockey Club, Porto e Centro Esportivo Municipal.

Indicação 335/2019: Proposta para a revitalização da Ponte de Pedra junto ao Rio Botucaraí.

Indicação 336/2019: Proposta para que seja realizada a revitalização da Praça Borges de Medeiros (Praça da Caixa D’agua), focado principalmente a parte do Jardim Suspenso.

Indicação 343/2019: Propostas para a realização de obras de infraestrutura e construção de pórticos na entrada da cidade: BR-153, RSC-287 e no trevo da BR-290 com BR-153.

 

Conheça o programa

 

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Os estados têm autonomia para definição das regiões turísticas, excluindo ou incluindo municípios. A integração cria condições e oportunidades para revelar e estruturar novos destinos turísticos mais qualificados e competitivos. O Programa de Regionalização do Turismo (PRT) orienta o desenvolvimento turístico contemplando as regiões e o crescimento dos municípios.

 

O Mapa baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor.

 

O Ministério do Turismo compilou também um conjunto de perguntas e respostas que facilitam o entendimento do processo de atualização do Mapa. São mais de 20 questionamentos cuidadosamente esclarecidos. Entre elas está a lista de critérios obrigatórios para integrar o Mapa. O município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur.

 

Saiba mais: Os gestores públicos tem entre os dias 10 e 31 de maio para protocolar projetos de obras de infraestrutura turísticas para os seus municípios. As propostas devem ter o valor mínimo de R$ 250 mil.

 

Mais turistas em Cachoeira

 

"A necessidade de investimento nesta área, Cachoeira do Sul um município com 200 anos de história, com vários pontos turísticos que poderiam ser melhor aproveitados, de ponto de vista de rotas turísticas e atrativos, para trazer gente de fora aqui, para trazer gente para consumir essas referências turísticas que nós temos aqui, isso parece que não está sendo feito. Se queixam tanto que não tem dinheiro para isso, que o município está em crise mas prendem uma oportunidade como é essa de trazer gente nova de fora, dinheiro novo, para movimentar a economia aqui", destaca Igor Noronha, como uma forma de atrair mais turistas ao município, destacando os principais monumentos de Cachoeira do Sul, além de injetar mais recursos financeiros na economia local.

 Foto: ASSCOM Câmara

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload