Cobras em terreno baldio preocupam moradores do Bairro Ponche Verde

15/04/2019

A publicação de uma moradora da Rua Leopoldo Souza, no Bairro Ponche Verde, está repercutindo pelas redes sociais nesta segunda-feira, 15. O fato chama a atenção para um terreno baldio, que tem atraído muitos animais peçonhentos, insetos e cobras para o local. 
Segundo ela, estes animais estão invadindo as residências vizinhas e assustando a comunidade do local. 


Confira o relato da moradora:


“Por favor, que o dono desse terreno situado na Leopoldo Souza, no Bairro Ponche Verde, tome providências pra vir limpar! Só nesta semana, três lacraias foram mortas na minha casa. Uma delas mordeu meu esposo à noite, na cama. Ficou com os lábios dormentes e o olho vermelho. E se fosse uma criança? Pra ficar pior, essa cobrinha estava na minha cozinha", destacou. 

 

Conheça a coral

 

Apesar do nome “falsa coral” ser utilizado de modo generalista, existem muitas espécies de falsas corais. Clarissa Canedo, que é professora do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em anfíbios e répteis, afirma que entre as espécies mais comuns, estão as dos gêneros Erythrolamprus e Oxyrhopus. As primeiras são falsas corais ativas durante o dia, que rastejam sobre o solo e, quando adultas, se alimentam de outras serpentes. As segundas são noturnas e se alimentam de ratos e lagartos. “Para se defender, além de morder, podem achatar o corpo, esconder a cabeça, enrolar a cauda e mudar repetidamente de postura de forma brusca”, pontua a especialista.

 

Como identificar a lacraia

 

As lacraias têm o corpo alongado, dividido em segmentos (geralmente entre 12 a 15 partes). A cabeça tem um par de antenas e duas garras de veneno. Cada segmento do corpo possui duas pernas. Dentre os mais de 30 tipos de lacraia, a espécie da centopeia, que pode ser encontrada em Santa Cruz do Sul e região, geralmente tem tons marrom ou esverdeado e o tamanho varia entre um e 15 centímetros, conforme o biólogo.

 

 Fotos: Divulgação | Arte: Jornal A Notícia 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia