Odara Weinmann

03/04/2019

Governança corporativa e a gestão de riscos do agronegócio

 

O tema é evidentemente de grande importância para produtores, empresários, investidores e profissionais que atuam no agronegócio, abrangendo aspectos do antes, dentro e depois da porteira, interligando os fundamentos da gestão financeira, comercial, contratual, trabalhista, ambiental, tributária, e a não menos complexa gestão de conflitos e pessoas, entre muitos outros.

 

Tamanha variedade de fatores que interfere no resultado final da cadeia acaba incorporando uma proporcional quantidade de riscos e incertezas que atuam em cada um dos elos.

A moderna gestão do agronegócio dispõe de ferramentas, programas e processos eficientes que auxiliam na melhor performance do negócio e asseguram ao empresário e produtor rural a segurança necessária para seguir na atividade desempenhada.

 

A Governança Corporativa tem se mostrado um meio eficaz na minimização dos riscos e conflitos. Desenvolver-se e evoluir é algo que toda empresa deseja, principalmente quando se trata de empresas rurais familiares, que enfrentam desafios adicionais relacionados à manutenção do legado construído.

A governança é um sistema de gestão de sociedades, privilegia a probidade e a transparência, pode ser definida também como uma série de processos que determinarão a forma pelo qual os negócios podem ser geridos, encarregando-se, por exemplo, de transformar princípios e valores em diretrizes mais objetivas, visando a manutenção de direitos e a redução de conflitos.

 

Por mais que a tecnologia avance de forma dinâmica no segmento Agrotech, as pessoas ainda são o ponto mais forte e também a maior fragilidade de uma companhia, esse ponto é também considerado um dos elos mais complexos da grande cadeia produtiva do agronegócio.  

 

Em razão disso, a Governança dos processos deve ser inserida na gestão do negócio, promovendo a orientação e o direcionamento da gestão de forma a criar sinergia entre as pessoas envolvidas, reduzindo os conflitos de forma a garantir a perenidade das empresas e consequentemente o desenvolvimento do agronegócio nacional.

 

 

Foto: Arquivo Pessoal

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

1/2
Please reload

CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL
(51) 3724-4368 | (51) 3724-4378
(51) 9-9745-8687
redacao@
portalanoticia.com.br
comercial@portalanoticia.com.br
administrativo@portalanoticia.
com.br
/JORNALAN

© 2019 - Direitos reservados - Jornal A Notícia