CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

BR-153

Concluída primeira etapa das obras do pórtico

Divulgação -

O pórtico que será instalado na BR-153, no bairro Fátima, começou a tomar forma nesta quarta-feira, 1/6. Nesta etapa de construção das fundações, ainda não é possível ver a estrutura do pórtico, mas é a fase que dará a sustentação para os postes metálicos que serão inseridos futuramente. A obra é realizada através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul e a Cooperativa Sicredi Centro Leste. As obras iniciaram em 29 de dezembro de 2021.
De acordo com o Engenheiro Civil Maurício Anton, responsável técnico da obra, nesta etapa foram feitas as aberturas dos buracos para montagem das formas dos blocos de fundação, bem como armações de ferro e posicionamento dos gabaritos dos postes metálicos, e concretagem da estrutura, onde foram utilizados 26 metros cúbicos de concreto. Esta etapa já foi concluída na última passada.
Agora é necessário aguardar um período de 28 dias para cura do concreto, de maneira que ele alcance a resistência projetada. O posicionamento dos gabaritos na forma dos blocos foi feita com auxílio de topógrafo, a fim de atender ao correto posicionamento de acordo com o projeto. Estes gabaritos servirão para posterior instalação dos postes metálicos, cuja ligação será parafusada.
Em cada lado da via serão colocados sete postes metálicos e mais um totem luminoso com três lados, que trarão o nome da cidade, logomarca das empresas parceiras e a descrição "Bem-vindo" para quem chega e "Boa Viagem" para quem está deixando a cidade.
O Engenheiro explica que os postes metálicos simbolizarão cachos de arroz em uma referência ao município, capital nacional e estadual do arroz. A ideia, bem como o projeto, foi desenvolvida através de uma disciplina ofertada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus Cachoeira do Sul, através do curso de Arquitetura e Urbanismo. Estes postes estão sendo produzidos pelas empresas do grupo AgroScrew e o mais alto terá dez metros de altura.
Próximas etapas
Em breve começará a construção dos muros de contenção da escadaria e estacionamento, vigas da escadaria, finalização da terraplanagem, bancos de concreto, postes de iluminação e pavimentação da área com blocos intertravados de concreto - com cerca de 1,9 mil m²- nesta ordem. A finalização será feita com ajardinamento, além de gramas serão utilizadas árvores frutíferas, pois a ideia é que o espaço seja um ponto de encontro e de lazer.
A Secretaria de Planejamento é a responsável pela gestão e acompanhamento técnico da obra, a Secretaria de Obras cede máquinas e servidores para terraplanagem e pavimentação da área, e a Sicredi juntamente com o grupo de patrocinadores ficou responsável pelas estruturas metálicas e de concreto, instalações elétricas e hidráulicas e ajardinamento da área.

Prova de vida para segue suspensa até dia 30 Anterior

Prova de vida para segue suspensa até dia 30

Governo emite aviso para todas as regiões Covid Próximo

Governo emite aviso para todas as regiões Covid

Deixe seu comentário